06 fevereiro 2009

primeira vez

Estrear não é fácil.

Lembro sempre do quanto sofria nas apresentações de balé. Eu ficava pálida, as pernas tremiam e um frio na espinha me deixavam estática por alguns segundos, antes de entrar no palco. A música começava, cada dançarina procurava seu lugar dando início ao espetáculo, que ganhava movimento e cor através da coreografia.

Eu ficava maravilhada. O detalhe era que só dava para enxergar alguns pontinhos na plateia. Para mim, as pessoas estavam ali, mas, não importava. O som, as luzes, as fantasias, feitas na medida para cada uma, só me faziam pensar: é tão bom ser artista, não precisa se importar com o público... o importante é fazer o show acontecer.

Mas, nessa época, eu era uma menina de 12 anos. Vivia mais em sonhos e devaneios mesmo. Não tinha jeito. Por isso, ninguém poderia me convencer a não ter medo de estrear uma coreografia, mesmo sabendo que tudo aquilo não passava da confraternização de final de ano para os pais. Afinal, eu via naqueles passos, duramente ensaiados dias a fio com as outras garotas, um mistério, um segredo indescritível. (...) Porém, acabei guardando essa áurea da dança na lembrança, somente. E comecei a me interessar por outras coisas, como a literatura e tudo referente à palavra escrita.

Essa foi uma descoberta linda!

Tive outros interesses, lógico! Mas, a literatura ficou. Me ganhou na estreia. E, dessa não tive medos.

Lembro muito bem da primeira aula sobre escritores ficcionistas, em que o professor fez uma indicação para leitura. O livro chamava-se "Marta e William". No mesmo dia, obriguei meu pai a comprar o meu. Fiquei encantada com a história dos personagens, que viviam um romance através de cartas, mesmo sem se conhecerem. Na verdade, não recordo direito o enredo, mas foi ali, naquele livrinho do Ensino Médio, o nascimento do meu encantamento pela literatura. E de lá pra cá, não consegui mais perdê-la de vista. Porque, um começo aparece a cada descoberta de autores ou quando aprendo novas formas de construir uma narrativa.

Afinal, ler e escrever são movimentos eternos de estreia. Nunca sabemos o que acontecerá com o personagem, seja, ao criá-lo ou ao acompanhá-los em outras histórias. Quantos sentimentos são redescobertos, em narrações feitas de infinitas formas por tantos autores? Sempre surge uma surpresa na leitura ou na produção de um texto, não tenho dúvidas. Sem medo de como o espetáculo por palavras se dará, guardo um deslumbre (quase infantil) pela construção das diversas vertentes literárias existentes.

Nessa graça, resolvi inaugurar um blog e atrever-me a mostrar a dança das minhas palavras, na busca de um passo que expresse algum sentimento ou emoção. Não tenho a pretensão de fazer um espetáculo, mas, quero correr o risco de cultivar opiniões. Por continuar não vendo a plateia, vou imaginar que sei poetizar.

7 comentários:

  1. Estrear não é fácil mesmo, mas o importante é ter coragem! Que você consiga falar e traduzir aquilo que as rosas não falam.
    bjos, Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Espero que, mais do que qualquer um, você goste de sua estreia. Eu sempre sinto esse gostinho porque há 7 anos que tenho blog e toda hora eu troco. Não faça como eu, atualize sempre e faça disso aqui o seu cantinho.
    Vai que vai, que voce consegue. Estarei esperando o próximo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oba, a blogesfera tá ficando animada, não?!
    Veja só, mais uma amiga adere a isso aqui. Agora eu é que preciso tomar coragem para retomar um espaço como esse.
    Vida longa ao "As rosas não falam" e, como o Roberto, disse, espero que curta a experiência!
    Ah, e gostei muito do texto, moça ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida,vai com tudo!!! fale pelas rosas...
    Quando vc citou o livro Marta e William, fiquei emocionada, pois também tive uma relação bem especial com ele. Tanto que o tenho até hoje, não consegui me desfazer. Como sempre, temos muita coisa em comum...
    Viva a literatura!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Não sei como encorajam as bailarinas, mas MERDA para vc :)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Imagina uma telespectadora esperando estrear o filme versão 2 que ela tanto gostou,... sou eu esperando seus textos neste novo blog que nasceu hj....Aliás um dia 01, é sempre uma data tão perfeita para o (re)início né. Boa sorte!!!Aguardo as emoções!

    ResponderExcluir